quarta-feira, março 22, 2006

Depósito de dissertações e teses

Um excelente serviço da Biblioteca Nacional: a possibilidade de depositar dissertações e teses em formato digital.


Quantos directores de curso sabem que podem depositar aqui as teses de licenciatura? Quantos coordenadores de mestrado depositam aqui as teses produzidas pelos seus estudantes? Para os doutoramentos sei que existem procedimentos mais rigorosos, mas mesmo assim...

WebCT vs. Moodle


No debate em que estou envolvido sobre as vantagens e desvantagens do software open-source no contexto do e-learning (peço perdão pelos estrangeirismos), este recurso disponibilizado pelo EDU-Tools dá uma ajuda importante.

domingo, março 12, 2006

Outra vez a responsabilidade

"Estive sempre convencida que a capacidade de compreender é directamente proporcional à responsabilidade. Quanto mais compreendemos, mais somos responsáveis pelas coisas compreendidas. É por isso que os intelectuais são sempre mais culpados do que os outros pelas doenças da sociedade."

Ana Blandiniana

sexta-feira, março 10, 2006

Plano Estratégico

Pugnar pela qualidade num estabelecimento de ensino superior, no sentido que expus anteriormente, passa por ter um plano estratégico estruturado, atendendo aos condicionalismos internos e externos. Essencial nesse plano são metas muito bem definidas, acompanhadas de indicadores que permitam avaliar o progresso em cada uma delas.


Dois excelentes casos de estudos são proporcionados pelos planos estratégicos de duas universidades espanholas: Santiago de Compostela e Deusto.

quinta-feira, março 09, 2006

Classificação

A internet é como um saco de cerejas- não se consegue tirar uma só. E entre as que se apanham sem se procurar, há algumas bem doces.


Foi assim que fui dar com este artigo de Phill Race, "The Art of Assessing". Este autor, que ganha a vida a dar acções de formação para docentes e alunos do ensino superior (v. página pessoal), conseguiu fazer uma soberba condensação dos prós e contras de 10 instrumentos de classificação (começo a preferir este termo, como sinónimo de avaliação sumativa) que devem fazer parte da caixa de ferramentas de qualquer professor: dos exames (tradicionais e estruturados) às provas orais, passando pelos relatórios, ensaios e portfolios.

Só a parte dos conselhos sobre a correcta utilização de cada técnica vale o artigo. Um pequeno excerto relativo aos exames tradicionais:
  • Don't do it on your own!
  • Ask colleagues: 'what would you say this question really means?'
  • Write out an answer to your own question.
  • Decide what the assessment criteria will be. Check that these criteria relate clearly to the syllabus objectives or the intended learning outcomes. Make it your business to ensure that students themselves are clear about these objectives or intended outcomes, and emphasise the links between these and assessment.
Senso comum? Tomara...

segunda-feira, março 06, 2006

Impasse Mariano

A siatuação de impasse relativamente à expansão do ensino politécnico nos Açores criada pelas declarações do ministro na sua recente deslocação à Região é objecto de uma análise muito pertinente de João Vasconcelos Costa.

sábado, março 04, 2006

Responsabilidade

Enquanto instituição de ensino, a universidade recebe pessoas que lhe confiam uma parte do seu futuro. Pessoas que contam com o melhor esforço de todos os elementos da universidade no sentido da melhoria constante de todos os aspectos relacionados com o ensino e com a aprendizagem. É uma grande responsabilidade, esta.


Uma das coisas que faz falta na nossa universidade é um Gabinete de Apoio ao Estudante, entendido numa perspectiva de aconselhamento em termos de carreira e de desenvolvimento pessoal. Numa altura em que se pretende que o estudante construa a sua própria carreira, e em que a sociedade mudou o emprego em empregabilidade, a universidade é responsável por muito mais do que fornecer o saber livresco- deve estender uma mão amiga, deve mobilizar os seus recursos e o seu capital de maturidade no sentido de enriquecer o percurso universitário do estudante, transformando-o numa experiência positiva e enriquecedora a múltiplos níveis.

A UNESCO preocupou-se com este aspecto já em 1998, no âmbito da "World Conference on Higher Education". E publicou vários livros sobre o assunto, os quais são um bom ponto de partida para a reflexão sobre este assunto: