sábado, setembro 23, 2006

Duas notas (que acabaram por ser muitas mais...)

No decurso de uma acção de formação sobre as potencialidades do Moodle, tomei conhecimento de uma ferramenta muito interessante para efectuar todo o tipo de questionários online: o Survey Monkey. Este site é muito poderoso no tipo de questionários que permite fazer, sendo muito interessante a sua inclusão em plataformas de e-learning. A versão gratuita faz uma análise preliminar dos dados; para os obter em forma bruta, é preciso pagar 20 USD por mês.

Apesar do Moodle ser de utilização gratuita, existem firmas que dão apoio às instituições na sua implementação. Uma delas, a ed-rom, é Moodle Partner e portuguesa, embora eu não ficasse tranquilo se tivesse um endereço destes.


Na UAç utilizamos o WebCT, e um dos problemas é o apoio aos docentes que o querem utilizar. Fica aqui um link que pode ajudar: em Resources for Administration of Teaching and Learning, na universidade de Sidney, existe o Staff Express, dedicado a ajudar os docentes na utilização do WebCT.

terça-feira, setembro 05, 2006

Batatas quentes


Uma pequena nota para deixar a referência deste programa para fazer testes que se destinam a ser colocados na internet.

Só o FAQ vale um serão...

segunda-feira, setembro 04, 2006

Qualidade académica do lado de lá

Da sede do império não vêm só bombas de fragmentação. Financiado no arranque com dinheiros do petróleo, existe nos EUA o Academic Quality Improvement Program (AQIP), que é ao mesmo tempo uma agência de certificação da qualidade e um programa de promoção da qualidade.


O esquema baseia-se num "System Portfolio", que as universidades interessadas devem compilar e tornar público e que é depois avaliado. O portfolio é organizado em função de cinco critérios, que a universidade deve demonstrar que cumpre:
  • Criterion One – Mission and Integrity. The organization operates with integrity to ensure the fulfillment of its mission through structures and processes that involve the board, administration, faculty, staff, and students.
  • Criterion Two – Preparing for the Future. The organization’s allocation of resources and its processes for evaluation and planning demonstrate its capacity to fulfill the mission, improve the quality of its education, and respond to future challenges and opportunities.
  • Criterion Three – Student Learning and Effective Teaching. The organization provides evidence of student learning and teaching effectiveness that demonstrates it is fulfilling its educational mission.
  • Criterion Four: Acquisition, Discovery, and Application of Knowledge, The organization promotes a life of learning for its faculty, administration, staff, and students by fostering and supporting inquiry, creativity, practice, and social responsibility in ways consistent with its mission.
  • Criterion Five: Engagement and Service. As called for by its mission, the organization identifies its constituencies and serves them in ways both value.
Apenas 171 instituições norte-americanas estão acreditadas, e nenhuma das grandes (pelo menos as primeiras da lista), mas para ver o efeito da acreditação vale a pena ver as páginas de uma delas, que até ganhou o Prémio Baldridge: a Universidade de Wisconsin-Stout. Pergunta lógica: se as grandes universidades norte-americanas não estão acreditadas, o que é que isso diz sobre o sistema de acreditação? Ou sobre a qualidade dessas universidades?