- Combine accreditation with academic audit at institutional level (i.e., uma única agência com poderes de acreditação e de avaliação)
- Establish one strong independent national agency for quality assurance (com as funções do ponto anterior)
- Ensure operational independence of a new quality assurance agency through a legal framework
- Ensure professionalism and consistency in the work of the quality
assurance agency - Create a quality assurance system with clear consequences and welldefined procedures for follow-up
- Use of international experts
Nem de propósito, fui há dias repescar ao baú das minhas pesquisas anteriores a ligação para a Higher Learning Comission, concretamente para as suas páginas sobre a avaliação da aprendizagem dos estudantes.
Retiro daquilo que leio neste site que os últimos desenvolvimentos na avaliação da qualidade do ensino superior dão sobretudo ênfase às questões da aprendizagem. Boas bibliotecas, excelentes laboratórios, computadores para toda a gente, mesmo bons regulamentos e processos são condições necessárias mas não suficientes para conferir qualidade a uma instituição.
O essencial é que uma universidade possa responder a questões como "O que é que os estudantes estão a aprender? Que diferença faz esta instituição nas suas vidas?", ou esta pérola: " Como é que a universidade demonstra que o investimento dos estudantes vale a pena?"
Central a isto tudo é que a universidade
- defina a sua missão, e os objectivos de aprendizagem de cada curso e unidade curricular;
- que recolha elementos que lhe permitam avaliar objectivamente se esses objectivos estão a ser cumpridos para, em função disso, fazer os necessários ajustamentos.
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