quinta-feira, janeiro 21, 2010

You can lecture, but can you teach?

Interessante saber que em várias IES do Reino Unido os novos professores têm que fazer um curso para melhorar as suas competências para o cargo.
Este artigo do THE põe os dedos em todas as feridas: os métodos pedagógicos no ensino superior (leia-se, o método expositivo) são, no geral, os mesmos de há séculos; as competências pedagógicas dos professores são assumidas, não certificadas; dominar um assunto não é garantia de o saber ensinar. O autor demole depois os argumentos contra a formação pedagógica e apresenta não apenas uma estrutura de um curso de formação para professores do ES, mas um método para o organizar que é ele próprio uma lição de pedagogia.
Gostei particularmente da observação final de que nas IES se confere mais importância à investigação, sendo o ensino visto, se não como um refúgio de quem não sabe fazer mais nada, pelo menos como uma actividade menor.
In any case, certain unusual people aside, exceptional researching and exceptional teaching probably require different talents. As to which is the more important, recall that right-wing death squads in Central America targeted village teachers, not university professors. Both research and teaching are obviously important; but that is ultimately a matter of values.

Sem comentários: