quinta-feira, outubro 11, 2007

Experiências pedagógicas- o fórum de discussão

Numa aula tradicional o aluno tem para expor dúvidas apenas os poucos momentos antes e depois da aula e as ditas horas de atendimento. Na minha experiência é raro alguém aparecer nestas horas, mesmo nas vésperas das avaliações. Como a aula seguinte tem o seu próprio programa, perdem-se muitas oportunidades de aprofundar assuntos, esclarecer pontos menos claros.

Uma plataforma de e-learning tem uma função básica que vem ao encontro deste problema: o fórum de discussão. Constituindo um espaço público de discussão, tem as seguintes vantagens:

  • estudante deve articular as suas dúvidas para poder expô-las por escrito
  • os colegas beneficiam da leitura das respostas
  • o professor evita ter que responder individualmente a cada estudante, e pode fazê-lo no horário que mais lhe convier
Um fórum tem outras possibilidades. Pode ser, por exemplo, utilizado de uma forma activa, colocando questões às quais os estudantes devem responder. As respostas podem inclusivamente ser elemento de avaliação, nem que seja num registo de presença/ausência.

2 comentários:

Anónimo disse...

Claro que tens de me ensinar coisas so bre e- learnig. Não pesco nada mas tenho vontade de aprender.
Olinda

José Azevedo disse...

Hum...

Nestas coisas não há nada como experimentar. Muitas escolas estão a usar o Moodle numa base regular (ver apresentação do Carlos Nunes, que é também o gestor da Comunidade Moodle Portuguesa). Talvez essa plataforma já exista numa escola perto de ti... :-)