terça-feira, novembro 01, 2005

Credencialismo e competências


Estou neste momento empenhado em que a UAç adopte um perfil de competências transversal e perfis específicos para cada curso, para alinhar com o que se faz noutros países, nomeadamente no Reino Unido. Esta busca da normalização da "produção" universitária é importante sem dúvida na melhoria da qualidade, ou pelo menos na respectiva avaliação. E é básico se a grande preocupação passa a ser a empregabilidade.



Mas fico sempre com a sensação que, neste processo, se está a esquecer ou a desvalorizar um lado... como direi? mais elevado da formação universitária. Onde cabe o saber pelo saber, a busca do conhecimento enquanto estratégia de valorização pessoal?

Uma passagem pela página de Frank Furedi levou-me a reflectir de novo sobre estas questões. Em causa estão dois artigos, No primeiro, "A degree is now a rite of passage", Furedi reflecte directamente sobre as questões da massificação do ensino superior. No segundo, "I don't want to meet the parents", discorre sobre um fenómeno a que também já se assiste em Portugal: a infantilização dos estudantes universitários. De algum modo, acho que as duas coisas estão ligadas...

Sem comentários: