terça-feira, junho 10, 2008

Short Guides for Learning and Teaching


O Centre for Bioscience acabou de editar uma série de pequenos guias sobre temas relacionados com o ensino e a aprendizagem.


Num estilo muito prático abordam-se questões importantes como o plágio ou a transição para o ensino superior.
No guia sobre prevenção do plágio, por exemplo, propõem-se 3 passos simples:
  1. reduzir o risco de plágio encorajando o "fazer" em vez de "copiar", alterando o formato de entrega (poster em vez de ensaio), requerendo aos estudantes que critiquem, planeiem, defendam e justifiquem em vez de descrever ou explicar;
  2. procurar evidências do trabalho feito, como rascunhos, cópias dos artigos consultados, registos de reuniões;
  3. recolhendo evidências de autenticidade organizando breves provas orais, estabelecendo uma tarefa posterior de verificação de conhecimentos ou de métodos e incluindo avaliação pelos pares.

2 comentários:

Anónimo disse...

Sei que já vou com algum atraso, mas o "fato" é que também eu assinei o protesto contra o acordo ortográfico...xyoxqz

José Azevedo disse...

O difícil nestes assuntos é ter que tomar uma decisão sem ter um conhecimento profundo dos assuntos. Mas tenho lido bastante e tenho do meu lado gente muito conhecedora. E não conto perder sono por causa disto...