terça-feira, janeiro 06, 2009

Sete princípios de boas práticas no ensino de graduação

O artigo, de Arthur W. Chickering e Zelda F. Gamson é de 1987 (Seven Principles for Good Practice in Undergraduate Education, AAHE Bulletin) e pode ser lido aqui.

Os princípios são de muito bom senso, mas de implicações profundas:
  1. Encorajar os contactos entre estudantes e docentes.
  2. Desenvolver a reciprocidade e a cooperação entre os estudantes.
  3. Usar técnicas de aprendizagem activa.
  4. Dar feedback atempado.
  5. Enfatizar o factor temporal das tarefas.
  6. Comunicar expectativas elevadas.
  7. Respeitar os vários talentos e formas de aprender.

A continuação, com um ênfase explícito nas novas tecnologias, é dado no site do TTL Group.

3 comentários:

Anónimo disse...

No dia 17 de Janeiro irá ocorrer em Lisboa o congresso "Convivendo
com a Dificuldade em Aprender", promovido pelo CAP - Centro de Apoio
Psicoeducacional.

Este seminário vai de encontro aos pais e profissionais da área da
Educação e Saúde que convivem com situações de Dificuldades de
Aprendizagem por parte dos seus filhos ou alunos. Nesta perspectiva,
organizamos um encontro de profissionais que irão partilhar os seus
conhecimentos, estratégias e experiências que sejam um ponto de
partida para um trabalho diferenciado com crianças que têm dificuldade
em aprender.
Da parte da manhã, trabalharemos sobre um referencial teórico das
dificuldades de aprendizagem, abordaremos os sinais de alerta mais
significativos para uma avaliação e diagnóstico atempados.
Trabalharemos também o que fazer no caso da detecção de sinais de
alerta, olharemos para a realidade face ao enquadramento legal das
crianças com dificuldades de aprendizagem e que postura ter face aos
diferentes casos, terminaremos a manhã com uma reflexão sobre a
postura docente na convivência diária com alunos com dificuldades de
aprendizagem.
A tarde será dedicada à apresentação e discussão de estratégias de
intervenção optimizadas para o trabalho dos alunos com dificuldades de
linguagem, atenção e concentração, lógico-matemática, leitura e
escrita. Tendo momentos distintos e dedicados a cada uma das temáticas.
A meio da manhã e tarde será servido um coffee-break a todos os
participantes. Para este seminário teremos a participação dos
seguintes oradores:
VITOR CRUZ - Faculdade Motricidade Humana
GOIS HORáCIO - Hospital Egas Moniz
LUíS QUERIDO - Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação Lisboa
ANA RODRIGUES - Faculdade Motricidade Humana
PATRíCIA SANTOS - ESCA - Espaço para a Saúde da Criança e do Adolescente
ANA AMARAL - Núcleo de Intervenção Precoce Setúbal
SANDRA DUARTE - Hospital Júlio de Matos
MARIA JOãO XIMENES - Hospital Santa Maria
ÂNGELA BOTELHO - CADIN - Centro de Apoio ao Desenvolvimento Infantil
SUSANA CHEIS - Colégio Campo de Flores - Centro de Formação “Consigo”
LINA GOMES - ForCerebrus
O seminário realizar-se-á no Auditório do
CineTeatro de Moscavide,
com início pelas 9h do dia 17 de Janeiro de 2009.

PROGRAMA

9h – recepção aos participantes distribuição das pastas

9h:20 - Abertura da jornada

Renato Paiva – CAP - Centro de Apoio Psicoeducacional

9:30 - Dificuldades de aprendizagem – O que são? Como entendê-las?

Vítor Cruz - Faculdade de Motricidade Humana

10:15 – Sinais de alerta, diagnóstico precoce, e agora?

Góis Horácio Hospital Egas Monis e Drª Sandra Duarte Hospital Júlio de Matos

11h - intervalo

11:30 - Dificuldades de aprendizagem ou problemas de “ensinagem”

Susana Cheis Centro de formação Consigo e Lina vieira ForCerebrus

12:15 - Que postura por professores e pais face às Dificuldades de
aprendizagem

Ana Amaral Núcleo de Intervenção Precoce de Almada

13h Almoço

14:30 Estratégias de Intervenção em dificuldades de Leitura

Luís Querido – Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação de Lisboa

15:00 Estratégias de Intervenção em dificuldades lógico Matemáticas

Ângela Botelho CADIN - Centro de Apoio ao Desenvolvimento Infantil

15:30 Estratégias de Intervenção em dificuldades de concentração e atenção

Ana Rodrigues Faculdade de Motricidade Humana

16h Debate

16:30 Intervalo

16:45 Estratégias de Intervenção em dificuldades de Linguagem

Maria João Ximenes – Consulta de desenvolvimento do hospital Santa Maria

17:15 Estratégias de Intervenção em dificuldades de Escrita

Patricia Santos –Espaço para a Saúde da Criança e do Adolescente

18h Debate e Encerramento

O preço de inscrição no seminário é de 40€ (quarenta euros) até dia
12 de Janeiro de 2009.
Após dia 12/01/2009 acresce 10€ (dez euros) ao
preço anterior.

As inscrições são aceites por ordem de chegada da respectiva ficha de
inscrição conjuntamente com o comprovativo de pagamento.

A inscrição só é considerada válida após a recepção de comprovativo de
pagamento.

Os cheques deverão ser passados à ordem de CAP - Centro de Apoio
Psicoeducacional.
Poderá consultar todas as informações no Sítio do seminário:
http://www.dificuldadesdeaprendizagem.pt.to/
Também poderá efectuar a sua inscrição através do e-mail (c.a.p@iol.pt), indicando o nome, morada, contribuinte e contacto
ou por telefone (914 943 581)
Caso a inscrição não seja aceite, os cheques ou o
valor transferido serão devolvidos.
NIB: CAP - Centro de Apoio Psicoeducacional - 001800005536983800142.
Em caso de desistência o valor pago será devolvido desde que com 48
horas de antecedência.
Poderá imprimir e preencher a ficha de inscrição em anexo e enviar
conjuntamente com o pagamento da inscrição para: CAP - Centro de Apoio
Psicoeducacional Praça MFA nº7 - 3ºdrt 2800-171 Almada

Os nossos diversos apoiantes confiam em nós, contamos com a sua presença neste seminário. Obrigado pela atenção e ajuda na divulgação.
CAP - Centro de Apoio Psicoeducacional

Teresa Pombo Pereira disse...

Olá Zé. Acabo de te enviar um mail (em nome de Interactic 2.0).
Mais um bom post (claro e sintéctico). (Tens 1 gralha no ponto 5.)

José Azevedo disse...

Oops! Já corrigi.