quinta-feira, setembro 15, 2005

Qualidade

O futuro da Universidade dos Açores passa por uma aposta clara na qualidade. Acho que é essencial toda a gente meter isto na cabeça, e quanto mais depressa melhor- já vamos tarde!



Mas o que é a qualidade? Ter muitos laboratórios, bem equipados? Ter muitos professores com doutoramento? Ter salas de aula com projectores de video e wi-fi? Residenciais para os estudantes? Pois,... não!

Qualidade, neste contexto, tem uma definição muito mais prosaica mas muito mais operacional: é simplesmente "conformação com as especificações". Ou seja, para termos um ensino de qualidade, temos que dizer o que queremos fazer, e depois fazer o que dissémos.

Simples? Talvez, mas o certo é que, por esta bitola, o nosso ensino não tem qualidade nenhuma. Pois se nunca definimos o que vamos fazer!... Temos os cursos criados, claro, e muitos deles até têm objectivos. Mas há uma outra componente da qualidade, que é "adequação para o uso". E aí estamos a falhar em toda a linha. Nenhum dos nossos cursos (corrigam-me se eu estiver errado) está estruturado em função das competências a atingir. Como avaliar então a sua adequação para o uso?

O que os nossos cursos têm são planos de estudo, listas de disciplinas: Biologia Celular, Matemática, Química Geral. Para que servem? Como se estruturam uns em relação aos outros? Qual a sua relevância para a empregabilidade? Não está escrito em lado nenhum. E se não há especificações, não há qualidade.

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