JVC publicou mais um dos seus artigos acutilantes. Desta vez é sobre a massificação e as elites, sobre o ensino superior e o politécnico. Intitulado "Universidade para todos?" defende, da forma bem fundamentada a que o autor já nos habituou, que o ensino superior precisa de se expandir em Portugal, de facto, mas a nível do ensino politécnico. E faz uma boa argumentação sobre a separação entre os dois subsistemas, com uma tipologia muito clara, fazendo-me ver que as minhas dúvidas sobre a separação entre os dois tipos de ensino têm muito a ver com as derivas que se têm verificado de um e de outro lado.
Tipo I  |            Tipo II  |          
| Orientação para a investigação | Orientação para a aplicação | 
| Modo de pensar científico | Modo de pensar prático | 
| Atitude pluridisciplinar | Atitude monodisciplinar | 
| Supervisão e gestão complexas | Supervisão e gestão simples | 
| Relação secundária com a produção | Relação essencial com a produção | 
| Polivalência | Especialização | 
| Docentes académicos | Docentes profissionais | 
PG em ambiente de investigação  |            PG em ambiente produtivo  | 
Como bónus, descobri um texto de Bento de Jesus Caraça, também sobre a questão das elites, retirado de um célebre texto, "A Cultura Integral do Indivíduo". Muito interessante a definição ali apresentada de uma pessoa culta:
1.º - Tem consciência da sua posição no cosmos e, em particular, na sociedade a que pertence;E retorno assim à minha preocupação: com todo o ênfase em competências e em técnicas pedagógicas, estaremos a desvirtuar o ensino universitário?
2.º - Tem consciência da sua personalidade e da dignidade que é inerente à existência como ser humano;
3.º - Faz do aperfeiçoamento do seu ser interior preocupação máxima e fim último da vida.
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