segunda-feira, dezembro 12, 2005

O importante é a compreensão

Partindo do livro de Paul Ramsden "Learning to teach in higher education" estou a tomar contacto com uma teia de conceitos e experiências que têm como centro a idéia de que o essencial do ensino é permitir que o estudante altere a compreensão que tem do mundo à sua volta, incluindo os conceitos e métodos da disciplina ou profissão que está a estudar.

(Este artigo de Ramsden dá um bom resumo da sua idéia central: a de que temos que aprender com os estudantes as melhores formas de os ensinar).

Deixo aqui dois nós dessa teia.

O primeiro é um desenvolvimento do próprio conceito de compreensão, e da forma como deve ser estruturado um ensino dirigido a modificar a compreensão dos estudantes: Teaching for Understanding.

O segundo é o conceito de "Effective Teaching", conforme explanado por exemplo neste site . Os seus Learning, Teaching and Assessment (LTA) Principles são tão lógicos que choca a maneira como são rotineiramente ignorados.

Um bónus extra é este resumo dos Seven Principles for Good Practice in Undergraduate Education.

Sem comentários: