Ainda não li o artigo de Kirschner, Sweller & Clark, 2006. Why Minimal Guidance During Instruction Does Not Work: An Analysis of the Failure of Constructivist, Discovery, Problem-Based, Experiential, and Inquiry-Based Teaching. Educational Psychologist, 41(2), 75-96.
Mas já li a resposta de Stephen Downes (e vi o vídeo e os slides), e sei de um artigo de resposta na mesma revista do artigo original (Cindy E. Hmelo-Silver, Ravit Golan Duncan, and Clark A. Chinn. 2006. Scaffolding and Achievement in Problem-Based and Inquiry Learning: A Response to Kirschner, Sweller, and Clark (2006). Educational Psychologist 42(2), 99-107.)
Este pode ser um exemplo dos problemas de selectividade associados a uma aprendizagem sem orientação, mas eu prefiro assim...
quinta-feira, janeiro 17, 2008
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4 comentários:
Eu tb vou ler e depois trocamos opiniões, OK?
Excelente desafio. Combinado!
Pois, José: ainda não tive tempo, as solicitações são muitas. A Hmelo-Silver é bastante radical, é certo. Prometo voltar em breve. Estamos então combinados.
José, por força de circunstâncias várias, creio que esbocei duas opiniões que têm a ver com esta questão. São longas e estão no meu blogue sob o título mitologias.
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