Chega-se assim à necessidade de estabelecer listas de resultados de aprendizagem (learning outcomes) a vários níveis, que não são mais que balizas ao longo do percurso, permitindo tornar visível a todos os intervenientes no processo educativo o grau de domínio das competências que se pretendem desenvolver.
Os passos para o desenvolvimento destes indicadores de aprendizagem estão bem estabelecidos:
- Começar por reuniões de docentes e de alunos em que são desenvolvidas idéias sobre o que o licenciado ideal deve saber, compreender e saber fazer. Consultar corpos profissionais, ver exemplos noutras universidades.
- Concordar numa lista de resultados de aprendizagem (r.a.) que demonstrem a obtenção dessas competências, sabendo que esta lista mudará com o tempo em função da experiência adquirida e do contexto externo e interno à instituição.
- Distribuir os r.a. de aprendizagem pelas unidades curriculares do curso.
- Delinear as estratégias de ensino/aprendizagem em função dos r.a., e medir a aprendizagem dos estudantes através de tarefas especificamente desenhadas para avaliar o grau de desempenho em cada um dos r.a. estabelecidos.
- Recolher opiniões de estudantes e docentes sobre os r.a. em si e sobre o ajustamento das estratégias de ensino/aprendizagem a esses r.a.
- Rever os r.a. e as estratégias de ensino/aprendizagem e de avaliação regularmente, com o objectivo de melhorar permanentemente a relevância e a efectividade da aprendizagem.
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