sexta-feira, janeiro 20, 2006

Competências específicas

O projecto de decreto-lei em discussão adopta formalmente os Descritores de Dublin como descritores das competências (gerais ou transversais) a atingir em cada um dos ciclos de estudo, independentemente do curso a que se aplica. Deixa no entanto em aberto a questão das competências específicas a cada área do conhecimento. Isto deve-se sem dúvida ao facto de essas competências ainda não estarem universalmente desenvolvidas (mas veja-se o esforço nesse sentido, por exemplo, da Comissão Europeia)


Na minha opinião, no entanto, devem desde já estabelecer-se perfis de competências específicas na adequadação dos cursos actualmente existentes aos requisitos da nova legislação. Isso permitirá desenvolver experiência própria nessa área, tratando-se depois de adaptar o que existe ao que for eventualmente legislado.

O problema é: por onde começar?

Alguns cursos têm o trabalho facilitado, uma vez que as respectivas ordens ou associações profissionais fizeram já trabalho neste campo. Mas existem outras fontes de informação, a saber:
A outra questão é como isto se articula com os planos de estudo, mas isso fica para a próxima entrada.

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