sexta-feira, janeiro 13, 2006

Novo livro


Foi hoje lançado o livro "Desenvolvimento e aprendizagem do Ensino Secundário ao Ensino Superior", editado pelos Profs. Teresa Medeiros e Ermelindo Peixoto. Resultante de um congresso internacional com o mesmo título, esta edição está ainda relacionada com o projecto de investigação "Estratégias de aprendizagem e desenvolvimento cognitivo do estudante do ensino superior", coordenado pela Prof. Teresa Medeiros. Trata-se de um livro importante para a definição de políticas no actual contexto de reforma do ensino superior, e que me deixa orgulhoso pelas capacidades que demonstra existirem na nossa universidade.

As duas conferências que precederam o lançamento, proferidas pelos Profs. Leandro Almeida (Univ. Minho) e Joaquim Ferreira (U. Coimbra), foram particularmente inspiradoras.

Retive da primeira a importância de uma maior interacção entre a universidade (em geral, e a UAç em particular) e as escolas secundárias, de modo a alinhar as estratégias de ensino e as expectativas dos alunos às realidades actuais da formação universitária e do emprego.

O Prof. Joaquim Ferreira, por seu lado, foi além do "ensino centrado no aluno" para advogar a responsabilidade da universidade na formação integral do estudante enquanto pessoa. Citando Viktor Frankel e Nancy Schlossberg, fez-nos reflectir sobre as relações do ensino superior com a emergência da adultez, as problemáticas da transição do secundário para o superior e deste para o mercado de trabalho, e a responsabilidade que temos em ajudar os jovens que recebemos nas nossas salas e laboratórios a passar por esse processo de uma forma que seja tão enriquecedora do ponto de vista humano como profissional.

Está de parabéns a equipa coordenadora do projecto. Estará de parabéns a Universidade dos Açores na medida em que souber usar os ensinamentos contidos neste livro e as competências dos seus recursos humanos para cumprir cabalmente o seu papel de instituição formadora.

Sem comentários: