O Projecto Tuning desenvolveu um modelo para desenhar e implementar os cursos que é, na essência, bastante simples:
- Elencar as competências genéricas e específicas
- Estruturar os conteúdos e as unidades curriculares
- Cruzar as duas coisas, de modo a identificar que conteúdos e unidades curriculares contribuirão para cada competência
- Preparar um esquema de avaliação de modo a que, em cada etapa, se verifique se o estudante atingiu ou não essas competências.
- Desenvolver um esquema de avaliação (faz falta em português a distinção entre "assessment" e "evaluation") que permita fazer um ajustamento contínuo da lista de competências, dos métodos de ensino e dos métodos de avaliação, de modo a aumentar continuamente a qualidade do curso.
- Foi identificada a necessidade social para o curso, numa base regional/nacional ou europeia? Esta identificação foi feita com base em consultas aos empregadores e aos profissionais e seus órgãos representativos?
- Tem o curso suficiente interesse do ponto de vista académico?
- A instituição tem ou pode assegurar os recursos necessários para o curso?
Sem comentários:
Enviar um comentário