sexta-feira, janeiro 20, 2006

O modelo Tuning de criação de cursos



O Projecto Tuning desenvolveu um modelo para desenhar e implementar os cursos que é, na essência, bastante simples:
  1. Elencar as competências genéricas e específicas
  2. Estruturar os conteúdos e as unidades curriculares
  3. Cruzar as duas coisas, de modo a identificar que conteúdos e unidades curriculares contribuirão para cada competência
  4. Preparar um esquema de avaliação de modo a que, em cada etapa, se verifique se o estudante atingiu ou não essas competências.
  5. Desenvolver um esquema de avaliação (faz falta em português a distinção entre "assessment" e "evaluation") que permita fazer um ajustamento contínuo da lista de competências, dos métodos de ensino e dos métodos de avaliação, de modo a aumentar continuamente a qualidade do curso.
O projecto Tuning aconselha ainda os seguintes passos iniciais, destinados a assegurar as condições básicas de funcionamento do curso:
  • Foi identificada a necessidade social para o curso, numa base regional/nacional ou europeia? Esta identificação foi feita com base em consultas aos empregadores e aos profissionais e seus órgãos representativos?
  • Tem o curso suficiente interesse do ponto de vista académico?
  • A instituição tem ou pode assegurar os recursos necessários para o curso?
Tudo questões pertinentes, como se vê.

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