quinta-feira, janeiro 05, 2006

Reitorite



Sem dar por isso, comprei dois livros do mesmo autor. Aquele que me ocupou estas “férias” foi “Learning to Lead in Higher Education”, também de Paul Ramsden. Se precisasse de me defender de acusações de “reitorite” diria que encomendei este livro antes de ser nomeado, e fi-lo por uma razão simples: é que me preocupa a questão dos meios para atingir os fins. Ou seja, li, falei com pessoas, reflecti, e tenho uma ideia do futuro que gostaria para a minha universidade. Até escrevi um pequeno resumo dessa visão. A questão passa a ser, então: “Como chegar lá?” Como vencer resistências, mudar formas de pensar, alinhar as pessoas em torno, se não desses objectivos, então da procura de objectivos comuns? Não sei, mas depois de ler e rascunhar este livro, tenho umas ideias.

Neste contexto, é interessante o paralelo que Ramsden faz entre os desafios que se colocam ao professor universitário e ao líder académico. Diz ele que os professores universitários têm que se preocupar com cinco questões:
  1. Objectivos e estrutura - O que quero que os meus alunos aprendam, e como expressar os meus objectivos de forma clara para eles?
  2. Estratégias de ensino - Como devo organizar as actividades de ensino para ajudar os estudantes a atingir esses objectivos?
  3. Avaliação - Como é que posso saber o que eles aprenderam?
  4. Auto-avaliação - Como posso estimar a eficácia do meu ensino, e assim poder melhorá-la?
  5. Accountability e desenvolvimento educacional - Como é que posso aplicar as respostas a estas questões à medição e melhoria da qualidade no ensino superior?

Os líderes académicos, por seu lado, têm as quatro seguintes responsabilidades centrais:
  1. Visão, estratégia e planeamento - Que objectivos quero que a minha unidade (secção, departamento, universidade) atinja, e como posso mobilizar o apoio e os recursos necessários para isso?
  2. Enabling academic people - Como é que providencio os meios para que as pessoas da minha equipa atinjam os objectivos?
  3. Reconhecer e desenvolver a performance - Como posso ajudar os meus colegas a desenvolver as suas competências e alinhar os seus objectivos com os da minha unidade? Como monitorizo os seus progressos e avalio o seu achievement?
  4. Aprendendo a liderar e melhorando a liderança académica - O que preciso de fazer para sobreviver e crescer enquanto lider académico? Como posso melhorar o meu desempenho e o desempenho da minha universidade?

Sem comentários: