quarta-feira, janeiro 25, 2006

Taxonomia dos objectivos educacionais



Luto neste momento com a elaboração de objectivos de aprendizagem (OA). Não é fácil, sobretudo num momento em que ainda não adoptámos perfis de competências transversais ou específicas, nem fizémos uma distribuição dessas competências pelas disciplinas. Também ajudava existir uma estruturação dessas competências por níveis. Não estando este trabalho feito estamos, portanto, em auto-gestão.

Felizmente existem imensos recursos na internet sobre este assunto. Pode começar-se pelo excelente artigo de Jenny Moon, ou pelo sítio mantido pela Kansas State University. Aliás, o problema é o excesso de recursos...

Neste contexto, aqui há tempos estudei a questão da classificação dos objectivos educacionais. Descobri que há desenvolvimentos recentes nesta área, e trago para aqui a grelha resultante desse trabalho. O ideal será definir objectivos de aprendizagem de nível mais elevado, digamos de 3 a 5, uma vez que estes pressupõem os anteriores. Vamos ver se isto ajuda...

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