Modelos e teorias pedagógicas existem às dúzias, e o problema principal é em fazer sentido dessa multiplicidade. Este modelo em particular (exposto aqui por J. Markwell) tem um nome pouco encorajador, mas organiza os conceitos relacionados com a aprendizagem de uma forma interessante e (o que é mais importante) que permite enquadrar as nossas acções enquanto professores de forma a maximizar a dinâmica dessa mesma aprendizagem.
O modelo propõe que a aprendizagem é condicionada por cinco factores:- Capacidade cognitiva
- Metacognição
- Conhecimentos prévios
- Tácticas
- Motivação
Reconhecendo que o professor pouco pode fazer relativamente ao primeiro factor, fazem-se recomendações interessantes em relação aos restantes. Destaco as seguintes:
- Fazer na primeira aula uma exposição dos diferentes temas a abordar e dos conhecimentos anteriores que eles pressupõem ajuda os alunos a fazerem uma auto-avaliação da sua capacidade de aprender esses temas.
- A motivação dos alunos depende muito do feedback que obtêm do professor, e nesse contexto é importante definir bem os resultados de aprendizagem e usar avaliação formativa para que os alunos saibam em cada momento como estão em relação a eles. Uma abordagem activa do ensino, em que a aula é uma mistura de exposição e de outras actividades, é a melhor maneira de proporcionar feedback intrínseco, aquele que mais contribui para motivar os estudantes.
Sem comentários:
Enviar um comentário